Agora que você já treinou o alfabeto manual e os sinais básicos para cumprimento, vamos aprender a fazer perguntas em Libras.
Em português temos um cantado diferente na última palavra da frase interrogativa. Em Libras temos uma expressão facial diferente. Quando a pergunta exige uma explicação, do tipo “Por quê? Quando? Como? Qual o seu nome? Qual a sua idade?”, a expressão facial é feita com o levantamento da cabeça e franze-se a testa. Essa expressão é usada no último sinal da frase. Veja ao vídeo abaixo que explica como fazer perguntas que tem uma explicação como resposta. Na literatura especializada são conhecidas como perguntas do tipo QU (que, qual por que, quem, entre outras) ou WH em inglês (what, who, entre outras).

Em Libras a pergunta fica no final da frase, como nos exemplos:

VOCÊ VIAJAR ONDE?

VOCÊ MAÇÃ QUER?

VOCÊ GOSTA COR QUAL?

O advérbio interrogativo pode estar no início da frase como uma cópia, mas precisa estar no final da frase. Como nos exemplos:

ONDE VOCÊ VIAJAR ONDE?

QUAL COR VOCÊ GOSTA QUAL?

QUER (você) MAÇÃ QUER? (neste exemplo o você é feito com o olhar para a pessoa com quem está falando, sem fazer o sinal VOCÊ).

PERGUNTAS SIMPLES

Há perguntas simples que podem ser feitas apenas com um sinal e a expressão facial de pergunta. Nesses casos o advérbio de interrogação está sendo suprimido, como na imagem abaixo:

Temos as sinalizações:

(1) NOME? (para qual o seu nome?)

(2) SINAL? (para qual o seu sinal?)

(3) IDADE? (para qual a sua idade?)

Nesses exemplos a pergunta está sendo direcionada para quem o sinalizador está olhando, nesse caso pode-se inferir que seria VOCÊ/TU/Segunda_Pessoa.

Perguntas com resposta sim ou não

Um outro tipo de pergunta é quando a resposta é “sim” ou “não”. É quando se pergunta: “você quer?”, a resposta é quero ou não quero. Ou se pergunta: “você gosta?”. A resposta é gosto ou não gosto, isto é, sim ou não. Esse tipo de pergunta é conhecido como Perguntas S-N (sim ou não) ou Perguntas Y-N (yes or not).

Para esse tipo de pergunta, há uma expressão facial diferente. A cabeça abaixa e franze-se a testa. 

Lembre-se de usar a sua Ficha de Anotações dos sinais. Registre os sinais e palavras novas que você for aprendendo durante esta semana. Faça isso ao final de cada atividade.

Depois de aprender como se faz perguntas em Libras, inicie seu primeiro diálogo em Libras.

Você quer aprender mais sobre a Libras? Baixe gratuitamente o E-Book Aprenda Libras em 5 Passos: Simples e Descomplicado.