Para nós ouvintes entrarmos no mundo da Libras, o primeiro passo envolve aprender o Alfabeto Manual e os números ordinais.

O alfabeto manual não é a Libras, é uma forma de interação entre a Língua Brasileira de Sinais e o português escrito.

Atualmente, mais e mais surdos tem acesso a uma melhor educação e a alfabetização em português escrito está melhorando. O que ajuda o aprendiz iniciante da Libras a aprender os sinais para determinadas palavras.

No dia a dia, ao você conversar com os surdos, o alfabeto manual poderá ser utilizado para dizer o seu nome ou perguntar e dizer o nome de alguém. Nos endereços também utilizamos o alfabeto manual para dizer o nome da rua.

Quando você não souber o sinal para determinada palavra, se o surdo souber português, você também poderá perguntar a ele o sinal correspondente a palavra que você soletrar. As palavras soletradas são muito utilizadas, por isso vamos começar com o alfabeto manual.

Alfabeto Manual em Libras:

Numerais em Libras

Exercícios de memorização.

Elaborei alguns exercícios interativos para você praticar a memorização dos sinais. Esses exercícios estão on-line, isto é, você precisa estar com acesso a internet para fazê-los. Clique na imagem abaixo que você será redirecionado a página onde está o exercício.

Arraste os sinais com o alfabeto que estão à esquerda para cima das letras à direita:

Esse exercício fica mais fácil de fazer em uma tela de computador.

Jogo da Memória – alfabeto manual.

Clique na imagem e vá para a página onde você poderá praticar a sua memorização do alfabeto manual através desse divertido jogo da memória.

Esse exercício fica mais fácil de fazer em uma tela de computador.

FlashCards – alfabeto e números

Clique nas imagens abaixo e abra os exercícios. Dica a letra O e o número 0 são idênticos em Libras. Então se você digitar a resposta como sendo um deles e for o outro, não se preocupe, fora de contexto não tem como diferenciar mesmo.

PONDO A MÃO NA LIBRAS!

Apenas ver a imagem com o alfabeto, ou assistir ao vídeo ou ainda, fazer os exercícios de memorização, não fará que você aprenda, VOCÊ precisa exercitar e para isso precisamos de movimento!

Pesquisas mostram que se você ficar sentado em frente a uma tela, você começará a ter sono, a ter uma menor oxigenação no cérebro e não conseguirá aprender bem um novo idioma.

Então, levante-se! Pegue uma bola de meia, ou uma bola de tênis. Algo relativamente leve para você ficar jogando para o alto e pegar antes de cair no chão! Enquanto você cuida para o seu objeto não cair você vai copiando o alfabeto e os números.

Acredite, isso funciona com todas as pessoas e com você também!

Se não ficou claro para você como fazer esse exercício, veja o vídeo que mostro para você o passo a passo!

Você pode fazer o exercício com alguém para te ajudar, ou pode fazer sozinho! Preparamos um vídeo com o Alfabeto Manual e os Números Ordinais em uma velocidade adequada para este exercício, acesse esse vídeo e pratique.

Desafio

Mas se você quer um novo DESAFIO com o Alfabeto e Números, CLIQUE abaixo, e faça esse novo exercício

Gostou dos exercícios? Foi divertido? Teve alguma dificuldade? Vá no meu seite e deixe seus comentários!

Antes de fazer o desafio, lembre-se: levante, se alongue, se espreguice para depois soltar o vídeo com o desafio.

Se você for iniciante em Libras e conseguir fazer o desafio, se filme e publique nas suas redes sociais, divulgue o que você está aprendendo, para mais pessoas poderem ter acesso a esse material gratuito. Deixe seus comentários.

Libras L2, a Libras como sua segunda língua! Seja bilíngue, aprenda Libras e converse com os surdos!

Depois de fazer bem os exercícios do Passo 1 e já estar fera no alfabeto manual, você já está pronto para o Passo 2.

MATERIAL ADICIONAL 1

Agora que você já aprendeu o alfabeto manual iremos aprender vários sinais. Entretanto para conseguir memorizar você precisa fazer alguns exercícios de fixação. Entre eles sugiro:

  • Treino com os cartões – os cartões, ou flashcards são para você fixar os sinais. Se você não lembra como faz o sinal, volte e estude o material de apoio.
  • Anotar os sinais novos. Pode ser em uma ficha ou em um caderno. Para anotar o sinal, use uma palavra para indicar o sinal, faça um desenho ou imagem de como faz o sinal e descreva o significado do sinal. CLIQUE AQUI e veja um exemplo de ficha para anotar sinais novos. Também, abaixo, veja o vídeo que explica como usar essa ferramenta.

Aplicando os conhecimentos adquiridos

Nas páginas anteriores, você teve oportunidade de aprender o Alfabeto Manual e os números cardinais. Agora, você poderá colocar em uso esse conhecimento ao aprender a fazer uma apresentação pessoal.

Apresentar-se é uma parte importante da comunicação. Dizer o seu nome e a sua idade são informações relevantes dentro da comunidade surda. Para dizer o nome, utiliza-se a soletração do alfabeto manual.

Veja, na sequência, o vídeo no qual você aprenderá a se apresentar. Depois, faça o exercício que está abaixo do vídeo.

Primeiro, sugiro que você faça a anotação dos sinais novos que você aprendeu e das frases em Libras na Ficha de Anotação de Sinais e Frases.

Depois, faça a sinalização do texto abaixo. Recomendo que você se filme. Depois veja a sua filmagem e compare com a sinalização do vídeo acima. Faça a atividade sinalizando em Libras o seu nome, a sua idade, o nome do seu pai e o nome da sua mãe, ou responsáveis. Os nomes dos pais podem ser fictícios, pois o objetivo aqui é você treinar a soletrar manual ou datilologia.

Em Libras, sinalize:

EU NOME* (soletre seu nome)

EU IDADE (faça o número da sua idade)

MEU MÃE NOME (soletre o nome de sua mãe)

MEU PAI NOME (soletre o nome de seu pai)

Bom exercício!

* Obs.: As palavras em caixa alta (letra maiúscula) são usadas para identificar que esta palavra em português está representando um sinal da Libras.

Volte para a página Aprenda Libras em 5 Passos

Vá para o Passo 2