Quando nos encontramos com alguém a primeira coisa que fazemos é cumprimentá-la, saudá-la! Com os surdos não é diferente, um cordial cumprimento e um sorriso quebra o gelo e possibilita uma conversa amigável! Quando conhecemos uma pessoa, as informações básicas do início de uma conversa são uma saudação, dizer o seu nome, sua idade, onde mora. Com os surdos ainda se diz o seu Sinal Pessoal. Mas o que é um Sinal Pessoal?

O Sinal Pessoal é um sinal que identifica cada pessoa em Libras. Não há um sinal para o seu nome, é criado um sinal para você! Geralmente é um sinal relacionado a uma característica física ou comportamental. Se você ainda não tem um sinal, não se preocupe. Conforme você for interagindo com os surdos e ouvintes que usam a Libras você receberá um sinal só seu! Até esse momento basta dizer que ainda não tem um sinal. Como se faz isso? Você irá aprender no próximo passo.

Vamos aprender os sinais de cumprimento e de informações iniciais sobre nós mesmos. No próximo passo você já poderá iniciar um diálogo, poderá conversar com os surdos em Libras. Veja o vídeo e aprenda os sinais mais usados em um cumprimento.

Depois de conhecer os sinais mais utilizados para os cumprimentos, teste seu conhecimento Clique na imagem abaixo e vá para a página do exercício.

https://h5p.org/node/606901

2.1 PONDO A MÃO NA LIBRAS

Agora que você já viu os sinais vamos treinar? Você precisa memorizar um pouco eles para ajudar nos diálogos.

Preparei um exercício muito utilizado no ensino de idiomas, o uso de cartões. Você poderá rever o vídeo quantas vezes você quiser antes de fazer o diálogo em Libras.

No vídeo você verá a palavra que dá o nome a um dos sinais que você aprendeu e você deve fazer o sinal correspondente. Se você não lembrar, não se preocupe, volte no vídeo com os sinais e treine novamente. Depois volte e faça novamente esse exercício de fixação. Será bem fácil, são 15 sinais!

Preparado? Então vamos! Se você puder, fique em pé em frente da tela, faça algum exercício de alongamento antes de iniciar. Lembre-se temos que oxigenar o cérebro!

Cartões em velocidade lenta:

Cartões em velocidade rápida:

Dúvidas de como fazer a atividade? Clique na imagem abaixo que te explico.

Então, o que achou? Depois de conseguir lembrar dos sinais com os cartões em velocidade lenta, pratique com os cartões em velocidade rápida.

Pelas minhas contas você já aprendeu aproximadamente 50 sinais! Parabéns!

Aprenda Libras, a Libras como sua segunda língua! Seja bilíngue, aprenda Libras e converse com os surdos!

MATERIAL ADICIONAL 2

Além de aprender sobre o idioma de um povo, é importante conhecer o povo, no caso o povo surdo. Abaixo indico alguns documentários e entrevistas que te trará mais informações sobre os surdos.

Você conhece os surdos? Assista ao documentário TRAVESSIA DO SILÊNCIO produzido pela GNT. Ele foi produzido em 2004, mas continua atual. São entrevistas com surdos, filhos de surdos e com os pais dos surdos. Mostra para nós um pouco da vida e das questões que os surdos passam no seu dia a dia.

Ditado Soletrado

Sinalizar o alfabeto manual até que é fácil, todavia, fazer a leitura da soletração de uma palavra é algo que exige uma maior habilidade. Faça o ditado soletrado e pratique sua leitura da soletração.

Clique na figura abaixo e vá para a página onde está o exercício.

Voltar para Aprenda Libras em 5 Passos

Prosseguir para o Passo 3