Agora que você já treinou o alfabeto manual e os sinais básicos para cumprimento, vamos ao primeiro diálogo em Libras.

Mas você já sabe fazer pergunta em Libras? Vou te explicar. Em português temos um cantado diferente na última palavra da frase interrogativa. Em Libras temos uma expressão facial diferente. Quando a pergunta exige uma explicação, do tipo “por quê? Quando? Como? Qual o seu nome? Qual a sua idade?”, a expressão facial é feita com o levantamento da cabeça e franze-se a testa. Essa expressão é usada no último sinal da frase. Veja o vídeo que explica como fazer perguntas que a resposta é uma explicação.

Agora que você já aprendeu a fazer perguntas em Libras, assista o diálogo. Tente copiar os sinais. A leitura da soletração dos nomes e endereços não é algo fácil, exige atenção e treinamento. Olhe com cuidado, repetidas vezes se precisar.

A sinalização do diálogo acima está transcrita abaixo.

Uéslei – (acenar) BOM*!

Paterno – (acenar) BOM!

U – VOCÊ NOME?

P – EU NOME P-A-T-E-R-N-O, VOCÊ NOME?

U – EU NOME U-E-S-L-E-I, EU SINAL “VERGONHA-BOLO”. VOCÊ SINAL?

P – EU SINAL NÃO-TEM.

U – BOM! VOCÊ IDADE?

P – EU IDADE 29. VOCÊ IDADE?

U – EU IDADE 37. VOCÊ MORA ONDE?

P – EU CASA CIDADE I-T-A-J-A-Í

P – VOCÊ CASA ONDE?

U – EU CASA FLORIANÓPOLIS

U – VOCÊ MÃE NOME?

P – EU MÃE NOME S-I-L-V-A-N-I-R-A

P – VOCÊ PAI NOME?

U – EU PAI NOME O-S-M-A-R

U – TCHAU! GOSTAR CONHECER VOCÊ. BEM/ POSITIVO. TCHAU!

P – TCHAU! BOM. GOSTAR CONHECER VOCÊ. TCHAU.

*Os sinais estão transcritos em caixa alta (letras maiúsculas), pois está-se utilizando de palavras do português com o significado mais próximo do sinal utilizado dentro do contexto da narrativa. Lembre-se, a Libras não é um código do português, os sinais não possuem exatamente o mesmo significado da palavra em português. Ao longo do seu aprendizado da Libras você aprende o que é semelhante e o que é mais diferente.

Se você achar que estão muito rápidos os sinais, ou a soletração, veja em uma velocidade mais lenta.

Exercícios de Memorização

Atividade 1: Para você verificar se já memorizou os sinais que você aprendeu no diálogo em Libras, recomendo que você faça o exercício abaixo de reconhecimento dos sinais. Coloque o significado do sinal que estiver sendo sinalizado pensando no contexto do diálogo que você estudou. Clique na imagem para ir à página onde está o exercício.

Atividade 2:

Agora que você relembrou os sinais ficará mais fácil você fazer a sua sinalização. Copie o diálogo e, assim, treine os sinais. Fique em pé em frente à tela. Faça uns exercícios de alongamento e comece a copiar. Esse tipo de atividade é muito importante para a fixação dos sinais. Se possível, se filme e depois veja como você sinalizou, comparando com a narrativa que produzi anteriormente.

PONDO AS MÃOS NA LIBRAS

Agora eu vou conversar com você! Fiz um vídeo com as mesmas perguntas do diálogo onde você responderá em Libras.

Grave o vídeo com um celular ou uma câmera e depois assista. Repita quantas vezes quiser. Se você seguiu todos os passos até aqui, você irá se surpreender com os resultados!

Entretanto, se ainda não treinou as atividades anteriores, dá uma pausa no E-Book e volte para fazer e treinar as atividades até aqui.

Nesse momento o seu aprendizado da Libras depende da sua determinação! Não desanime, você consegue. Peça para alguém da sua família, ou um amigo para te filmar, será bem divertido.

Ria dos erros, são momentos valiosos de aprendizado. Vamos ao exercício? Clique na imagem e veja o vídeo com as perguntas. Entre uma pergunta e outra há um tempo para você fazer a sua resposta

Depois dos exercícios do Passo 3 você já está pronto para o Passo 4.

Gostou dos exercícios? Teve alguma dificuldade? Com persistência as dificuldades serão superadas. Não se esqueça de anotar os sinais novos na ficha/caderno de anotação. Revise eles, é muito importante.

Aprenda Libras! A Libras como sua segunda língua! Seja bilíngue, aprenda Libras e converse com os surdos!