Você pode estar se perguntando “Aprendi uns 80 sinais, 24 frases e 1 diálogo. Com só isso já consigo conversar com os surdos?”

Sim, você já consegue conversar com os surdos e tem toda a base para aumentar o seu vocabulário e a sua capacidade de conversar em Libras.

Para aumentar o vocabulário você pode utilizar dicionários em Libras online. Nos dicionários online você pode inserir uma palavra e esses geralmente dão um sinal para essa palavra. Mas lembrando de que os dicionários em Libras estão em implantação, eles não acertam em 100% das vezes, mas podem ajudar em muitos casos. Geralmente precisamos usar palavras mais simples.

Existem aplicativos de tradução automática para Libras. São uma iniciativa interessante, entretanto ainda precisam avançar na confiabilidade da tradução. Se você for usar, tenha cautela.

No meu site há um Glossário de Libras com explicações sobre os sinais. Você pode fazer bom uso dele.

Você pode ver os sinais que você precisa no Glossário e usar em uma das frases que você aprendeu no passo 4.

Por exemplo, você quer perguntar o nome do primo da pessoa, ou perguntar o preço da pizza, como faz? Você só precisa descobrir o sinal para “primo” e para “pizza” e usar nas frases modelo que você viu no passo 4.

Usaremos como modelo as frases 04 e 22

04Qual o nome do seu pai?VOCÊ PAI NOME?
 Qual o nome do seu primo?VOCÊ HOMEM-PRIMO NOME?
22Quanto custa o sapato?SAPATO PREÇO?
 Quanto custa a pizza?PIZZA PREÇO?

(clique nas frases para ver como se faz em Libras)

Dessa forma você poderá aumentar muito o seu vocabulário e a quantidade de frases que você poderá sinalizar.

PONDO A MÃO NA LIBRAS

Agora você poderá mostrar para você e para todo mundo o que já aprendeu em Libras e como tem progredido.

Como exercício de aprendizado, recomendo que você crie frases novas, a partir das 24 frases que você aprendeu no passo 4.

Pesquise os sinais novos que você precisa para essas novas frases. Agora filme em Libras as suas frases novas. Veja sua sinalização e compare com o sinal que você aprendeu. Ter consciência de como você sinaliza ajudará no desenvolvimento da sua fluência em Libras.

  Divulgue esse E-Book para que mais pessoas possam Aprender Libras em 5 Passos e Conversar com os Surdos.

Em conjunto, para você memorizar os sinais novos que você pesquisa e aprende, você pode fazer como os exercícios no passo 1 e 2. Anotar o nome dos sinais em um cartão e passar cartão por cartão tentando lembrar-se dos sinais. Os sinais que você não lembrar pesquise novamente. Refaça o exercício até memorizar.

A partir deste ponto você tem condições de se desenvolver na Libras e iniciar a interação com os surdos.

COMO CONTINUAR A APRENDER?

Conheça o Mestre da Libras

Quero saber mais sobre o Mestre da Libras

Eu já me decidi, eu quero aprender Libras do zero ao avançado. Então, CLIQUE AQUI e se inscreva no Mestre da Libras

CONCLUINDO OU UM NOVO INÍCIO?

Muito obrigado por você ter deixado que eu conduzisse você por esses 5 passos. Seria este momento uma conclusão? Creio que não seja! Para mim, é um novo início. Veja o vídeo abaixo:

Espero que você tenha aproveitado muito as orientações que te passei neste E-Book. Elas valem muito, pois não estão disponíveis gratuitamente por aí. Continue a progredir no idioma. Em breve nos veremos em um próximo E-Book ou nas publicações Aprenda Libras. Acompanhem as novas publicações no meu site, na página no Facebook e no Canal no Youtube. Se inscreva, deixe seus comentários e seu “gostei” nos vídeos.